Aerenea panamensis, Martins & Galileo, 2010

Martins, Ubirajara R. & Galileo, Maria Helena M., 2010, Novas Espécies De Lamiinae (Cerambycidae) Neotropicais E Transferência De Palpicrassus Galileo & Martins, 2007, Papéis Avulsos de Zoologia 50 (44), pp. 681-691 : 687

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492010004400001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.12685485

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/03A85565-432F-FFDE-FF10-3E8DFC6BFB24

treatment provided by

Felipe

scientific name

Aerenea panamensis
status

sp. nov.

Aerenea panamensis View in CoL sp. nov.

Fig. 5 View FIGURAS 5‑8

Etimologia: Nome específico refere-se ao país de origem.

Tegumento castanho-alaranjado. Fronte com pubescência castanho-amarelada e faixas paralelas, próximas, transversais de pubescência esbranquiçada, que se continuam pelos tubérculos anteníferos e pela face exterior do escapo. Vértice côncavo, com pubescência castanho-amarelada. Lobos oculares superiores com cinco fileiras de omatídios. Lobos oculares inferiores apenas mais longos que as genas. Antenas ultrapassam o ápice elitral aproximadamente na base do antenômero IX. Escapo clavado, engrossado nos dois terços apicais. Antenômero XI apendiculado. Antenômeros IV a XI acastanhados; terço basal amarelado numa faixa oblíqua cuja borda tem pubescência esbranquiçada.

Protórax com tubérculos laterais aguçados e proeminentes. Partes laterais do protórax com pubescência acastanhada que também invade os lados do pronoto. Disco pronotal com pubescência amarelada e alguns pontos, esparsos. Escutelo com pubescência não contrastante com a dos élitros. Tubérculo do processo mesosternal glabro, agudo e projetado anteriormente. Prosterno, lados do mesosterno, mesepimeros, metepimeros, metepisternos e lados do metasterno com pubescência amarelada; centro do metasterno com tegumento acastanhado e pubescência rala. Pontos esparsos nos lados do metasterno.

Élitros com pubescência amarelada e região apical com área acastanhada muito estreita; pontuação grossa, esparsa e acastanhada, contrastante com o restante da superfície e intercalada por pontos finos e acobertados pela pubescência; pontos da base tuberculados.

Fêmures acastanhados com pubescência amarelada no terço apical dos profêmures e na base e no terço apical dos meso- e metafêmures. Tíbias acastanhadas com anéis basal e central de pubescência amarelo-esbranquiçada.

Urosternitos com pubescência amarelada esparsa, rala, apenas mais concentrada nos lados dos urosternitos I-III.

Dimensões em mm: Comprimento total, 8,5; comprimento do protórax, 1,8; maior largura do protórax, 3,0; comprimento do élitro, 6,3; largura umeral, 3,6.

Material-tipo: Holótipo fêmea, PANAMÁ, Chiriqui: Finca Suiza (próximo de Hornito), 07.VII.1997, Wappes & Morris col. ( USNM) .

Discussão: Aerenea panamensis sp. nov., pela chave de Monné (1980), é discriminada junto com A. albilarvata Bates, 1866 , pelos élitros sem carenas e declividade basal sem área escura, pela fronte com faixa transversal de pubescência esbranquiçada e pelos lados do pronoto com pubescência acastanhada contrastante com o restante da superfície. Difere de A. albilarvata pela fronte com duas faixas transversais, paralelas, de pubescência esbranquiçada que se projetam para o escapo; pelo antenômero XI apendiculado, pelos élitros sem faixa transversal de pubescência branco-acinzentada; pela pontuação elitral grossa, esparsa e contrastante e pela região ante-apical acastanhada.

Em A. albilarvata , a fronte tem duas faixas transversais de pubescência esbranquiçada projetadas pelas margens externas para o escapo e para as genas, o antenômero XI não é apendiculado, os élitros apresentam no começo do terço posterior faixa de pubescência branco-acinzentada larga, transversal, com as bordas irregulares; a pontuação elitral é fina, densa e acobertada pela pubescência, a região apical dos élitros é concolor com o restante da superfície.

Difere de A. impetiginosa Thomson, 1868 pela presença de faixas de pubescência branca na fronte e pela pubescência dos lados do protórax acastanhada. Em A. impetiginosa , a fronte não tem faixas de pubescência branca e os lados do protórax não têm pubescência acastanhada.

USNM

Smithsonian Institution, National Museum of Natural History

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Aerenea

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF