Eciton (Acamatus) pseudops Forel

Borgmeier, T., 1939, Nova contribuição para o conhecimento das formigas neotropicais (Hym. Formicidae)., Revista de Entomologia, São Paulo 10, pp. 403-428 : 408-409

publication ID

6484

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.6287259

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/17A63959-C29B-7527-B2ED-97EA5B50FDB0

treatment provided by

Christiana

scientific name

Eciton (Acamatus) pseudops Forel
status

 

Eciton (Acamatus) pseudops Forel   HNS , 1909 (Fig. 3)

Esta espécie (vide Borgmeier, 1936, p. 64) é muito commum em Campinas (Goyaz) e é frequentemente encontrada em casas de cupim. Possuo 5 fêmeas, todas provenientes de Goyaz. Em 30.X.1936, o rev. P. Schwarzmaier achou diversos machos alados dentro do ninho.

Macho (indescripto). - Comprimento 14 mm. Brilhante. Coloração preta ou castanho-ennegrecida, gaster com anneis vermelhos separando os segmentos (principalmente 1-3), também o flagello e o ápice do gaster avermelhados. Cabeça curta e larga. Fronte aproximadamente duaz vezes mais larga que comprida, com pilosidade longa. Laminas frontaes agucadas, ligeiramente convergentes, terminando com um denticulo em frente ao ocello anterior. Bordo anterior do clypeo ligeiramente concavo, sem dentes. Mandíbulas mais compridas do que a distancia das suas bases, curvadas na base, no mais ligeiramente em forma de S, attenuadas no ápice. Occiput excavado de cada lado. Escapo um pouco mais comprido do que a altura da fronte; o primeiro articulo funicular tem 2/3 do comprimento do segundo; os artículos funiculares são progressivamente attenuados para o ápice. Olhos relativamente pequenos, convexos. Ocellos pequenos; distancia do ocello lateral da margem ocular aproximadamente 2.5 vezes maior do que seu diâmetro. Mesothorax com um sulco longitudinal que vae até o meio. Sulcos parapsidaes distinctos. Escutello com um sulco longitudinal distincto e profundo. Peciolo muito curto, formado mais ou menos como no macho de hetschkoi   HNS , mas ainda menos comprido; ângulos anteriores arredondados. Gaster robusto. Placa subgenital com um dente no meio da excavação (portanto com 3 dentes).

Fronte pontuada; também as mandíbulas com finos pontos. Ha numerosos pêlos compridos na fronte, nas mandíbu- las, no prothorax e nas pleuras, e na face ventral da tíbia posterior; também dorso do thorax, peciolo e patas com pilosidade densa, amarella, menos comprida, adjacente; pubescencia do gaster no dorso mais escassa e mais curta, mais comprida e mais densa na extremidade e na face ventral.

Asas ligeiramente enfumaçadas, curtas e estreitas; comprimento 12 mm. A nervura que separa as duas cellulas cubitaes, forma quasi um linha com o nervus recurrens.

A descripção se baseia sobre 9 machos de Campinas, Goyaz, rev. P. J. S. Schwarzmaier leg. 30.X.1936, no ninho. Possuo também 1 macho de Alta Gracia, La Granja, Sierras de Cordoba, C. Bruch leg.; esse macho é ligeiramente mais comprido (17 mm.), mas no mais concorda com os exemplares de Campinas.

O macho de pseudops é muito semelhante ao de Eciton legionis Fred   HNS . Simith, de que recebi ha tempos um exemplar do Padre W a s:- mann; mas a pubescencia de legionis é muito mais curta, sedosa, as mandíbulas são mais estreitas e o peciolo é um pouco mais comprido. Também leptognathum   HNS Emery é uma espécie affim (pude comparar o exemplar typo da coll. Emery, graças á gentileza do dr. Menozzi), mas tem a cabeça menos larga, e os ocellos são maiores (distancia da margem ocular igual a um diâmetro ocellar).

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hymenoptera

Family

Formicidae

Genus

Eciton

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF