Ptericoptus avanyae, Martins & Galileo, 2010

Martins, Ubirajara R. & Galileo, Maria Helena M., 2010, Novas Espécies, Nova Sinonímia E Novo Registro Em Cerambycidae (Coleoptera) Do México E Da América Do Sul, Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo) 50 (7), pp. 83-90 : 87

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492010000700001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.12685182

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/2832A623-FFDD-3F6B-70C3-1B24FC9F22EE

treatment provided by

Felipe

scientific name

Ptericoptus avanyae
status

sp. nov.

Ptericoptus avanyae View in CoL sp. nov.

( Fig. 4 View FIGURAS 4‑6 )

Etimologia: O epíteto é uma homenagem à Profª. Maria Avany Bezerra de Gusmão do Departamento Sistemática e Ecologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa , Paraíba que doou o holótipo para o MZUSP .

Tegumento castanho-escuro; pelos brancos, rígidos em todo o corpo. Cabeça revestida por pubescência amarelo-acastanhada. Antenas atingem o quarto apical dos élitros. Escapo revestido por pubescência amarelo-acastanhada. Flagelômeros indistintamente escurecidos em direção ao ápice. Protórax com tegumento preto. Pronoto revestido por pubescência castanho-amarelada; regiões ao lado do meio com faixa amarelada, pouco contrastante, da margem anterior até a posterior. Élitros cobertos pubescência castanho-amarelada; mancha sutural preta, curta, que se inicia próximo ao escutelo e termina no terço basal; mancha de pubescência castanho-escura ocupa os ápices; faixa de pubescência amarelo-esbranquiçada inicia-se no úmero, dirige-se obliquamente para a sutura que atinge no terço anterior, segue pela sutura até o terço apical onde se volta para a margem à frente da mancha apical. Extremidade elitrais truncadas com projeção curta no lado externo. Face ventral revestida por pubescência castanho-amarelada densa. Fêmures e tíbias com pubescência castanho-amarelada entremeada por pontos glabros. Tarsos com pubescência castanho-amarelada, e conforme a incidência da luz, pretos.

Dimensões em mm: Comprimento total, 9,4; comprimento do protórax, 2,0; maior largura do protórax, 2,6; comprimento do élitro, 6,8; largura umeral, 2,9.

Material-tipo: Holótipo fêmea, BRASIL, Paraíba: São João do Cariri , 15.IV.2006, M. A. B. Gusmão col. ( MZUSP) .

Discussão: Ptericoptus avanyae sp. nov. é característica por apresentar o meio do pronoto sem área preta contrastante e a faixa preta da sutura elitral sutural curta. Em outras espécies do gênero, o meio do pronoto tem larga faixa preta ou duas faixas centrais pretas e a faixa da sutura elitral estende-se até quase o ápice.

MZUSP

Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Ptericoptus

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF