Piruana pulchra, Ayman & A Mohamed & Danny, 2009

Martins, Ubirajara Ribeiro, Galileo, Maria Helena M. & Limeira-de-Oliveira, Francisco, 2009, Cerambycidae (Coleoptera) do estado do Maranhão, Brasil. II, Papéis Avulsos de Zoologia 49 (38), pp. 503-527 : 518-520

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492009003800001

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/330B87C6-2A6E-FFF0-FD1E-FCD8FE5FFB69

treatment provided by

Felipe

scientific name

Piruana pulchra
status

sp. nov.

105. Piruana pulchra View in CoL sp. nov. ( Fig. 10 View FIGURAS 6‑10 )

Tegumento preto, mais avermelhado nas pernas e na face ventral. Fronte revestida por pubescência esbranquiçada que se prolonga até os lobos oculares superiores. Lobos oculares superiores com seis (sete) fileiras de omatídios; pouco mais distantes entre si do que a largura de um lobo. Antenas atingem a extremidade dos élitros na metade do antenômero XI. Escapo com pilosidade branca e esparsa. Flagelômeros com as bases revestidas por anel de pubescência branca; os pelos mais longos da franja do lado interno com cerca do triplo da largura do artículo.

Espinho lateral do protórax moderadamente projetado. Pronoto com pubescência branca, densa ao longo do meio e, nos lados, envolvendo os espinhos e as partes laterais do protórax. Escutelo revestido por densa pubescência branca. Esternos torácicos vermelho-acastanhados com pubescência branca.

Terço basal dos élitros revestido por pubescência amarelada, notavelmente interrompida por pontos ásperos, mais evidentes na metade basal; dois terços apicais revestidos por pubescência branca, esparsa, com fileiras de manchas de pubescência amarelada, interrompidas por tubérculos contrastantes. Élitros com tubérculos muito desenvolvidos providos de setas longas. Extremidades elitrais obliquamente truncadas e com o espinho externo mais curto que o pedicelo.

Fêmures pretos com bases mais avermelhadas, revestidos por pubescência branca, esparsa. Urosternitos I-IV com tegumento avermelhado, cobertos por pubescência branca, esparsa; V tão longo quanto I-III em conjunto, com pubescência muito esparsa.

Dimensões em mm: Comprimento total, 8,1; comprimento do protórax, 1,7; maior largura do protórax, 2,4; comprimento dos élitros, 6,0; largura umeral, 3,1.

Material-tipo: Holótipo fêmea, Caxias (Campus, UEMA, Morro do Alecrim), 20-25.XII.2008, F. Limeira-de-Oliveira col., luz branca .

Discussão: Piruana pulchra sp. nov. difere de P. tuberosa Galileo & Martins, 1998 pelo padrão de colorido dos élitros com pubescência amarelada e branca. Em P. tuberosa os élitros são revestidos por pubescência branca entre tubérculos e pontos.

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Piruana

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF