Pachypeza ferruginea, Ayman & A Mohamed & Danny, 2009
publication ID |
https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492009003800001 |
persistent identifier |
https://treatment.plazi.org/id/330B87C6-2A70-FFF3-FD1E-F8B8FEBDFD76 |
treatment provided by |
Felipe |
scientific name |
Pachypeza ferruginea |
status |
sp. nov. |
109. Pachypeza ferruginea View in CoL sp. nov. ( Fig. 3 View FIGURAS 1‑5 )
Tegumento castanho-escuro. Fronte com pubescência alaranjada, esparsa, mais concentrada numa faixa longitudinal a cada lado, no lado interno dos lobos oculares inferiores e prolongadas até o clípeo. Lobos oculares inferiores apenas mais longos que a região malar. Lados da cabeça com faixa de densa pilosidade laranja-avermelhada. Antenas do macho atingem o ápice elitral no meio do antenômero V. Antenômero III e IV castanho-avermelhados com franja densa de pelos pretos no lado inferior. Antenômeros V-X com as bases largamente aneladas de branco.
Protórax com lados sem projeções. Pronoto com rugas transversais; faixa central larga de pubescência alaranjada; a cada lado faixa estreita da base ao meio com pubescência alaranjada. Lados do protórax com faixa de pubescência branca, densa; essa faixa, prolongada pelo mesepisterno, mesepimero e metepisterno. Meio do mesosterno e do metasterno com pubescência amarelada. Escutelo com a orla coberta por pubescência alaranjada.
Élitros com pubescência de fundo muito esparsa, entremeada por pelos curtos e brancos; faixa sutural de pubescência alaranjada, estreita, do escutelo até antes do meio; pequenas manchas irregulares de pubescência alaranjada presentes em toda superfície elitral; no meio de cada élitro, uma faixa longitudinal de pubescência esbranquiçada.
Pernas castanho-escuras com pubescência branco-amarelada, esparsa. Urosternitos revestidos por pubescência amarelada, mais entremeada de pubescência alaranjada nos III-IV. Último urotergito com projeções laterais revestidas por pelos pretos.
Dimensões em mm: Comprimento total, 12,3-14,5; comprimento do protórax, 2,6-3,3; maior largura do protórax, 2,8-3,0; comprimento dos élitros, 8,5-9,9; largura umeral, 3,5-4,2.
Material examinado: Holótipo macho, Caxias (Campus, UEMA, Morro do Alecrim), 20-25.XII.2008, F. Limeira-de-Oliveira col., luz branca ( MZSP) . Parátipo macho, mesma procedência do holótipo,
01-05.I.2009, F. Limeira-de-Oliveira col., luz branca ( MZSP) .
Discussão: Pachypeza ferruginea sp. nov., pelos lados dos élitros sem pubescência branca densa, relaciona-se com P. teres Pascoe, 1888 e P. joda Dillon & Dillon, 1945 . Difere de P. teres pelo padrão de colorido dos élitros com manchas alaranjadas dispersas, faixa branca central, curta e larga e dimensões maiores; em P. teres , a faixa branca estende-se do quarto basal ao quarto apical dos élitros e, ao lado dela, a faixa de pubescência alaranjada é contínua e as dimensões são menores. Distingue-se de P. joda pela faixa do meio do pronoto, bordas do escutelo e faixa da sutura, alaranjadas. Em P. joda estas faixas são esbranquiçadas. Dillon & Dillon (1945) não mencionaram para P. joda os pelos elitrais brancos, pequenos e rijos que em P. ferruginea são muito evidentes.
MZSP |
Sao Paulo, Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo |
No known copyright restrictions apply. See Agosti, D., Egloff, W., 2009. Taxonomic information exchange and copyright: the Plazi approach. BMC Research Notes 2009, 2:53 for further explanation.