Trestonia rugosicollis, Ayman & A Mohamed & Danny, 2009

Martins, Ubirajara Ribeiro, Galileo, Maria Helena M. & Limeira-de-Oliveira, Francisco, 2009, Cerambycidae (Coleoptera) do estado do Maranhão, Brasil. II, Papéis Avulsos de Zoologia 49 (38), pp. 503-527 : 522

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492009003800001

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/330B87C6-2A72-FFF5-FD1E-F9D8FDCCFE36

treatment provided by

Felipe

scientific name

Trestonia rugosicollis
status

sp. nov.

116. Trestonia rugosicollis View in CoL sp. nov. ( Fig. 14 View FIGURAS 11‑15 )

Fronte com tegumento castanho-escuro revestido por pubescência amarelada, moderadamente densa; pontos pequenos e dispersos. Lobos oculares inferiores com o triplo do comprimento das genas. Lobos oculares superiores com cinco fileiras de omatídios, tão afastados entre si quanto o quádruplo da largura de um lobo. Vértice revestido por pubescência mesclada de branco e amarelada. Antenas quebradas no ápice do antenômero IV. Escapo revestido por pubescência esbranquiçada. Antenômeros III e IV com tegumento castanho-avermelhado e pubescência amarelada, esparsa.

Pronoto com área central coberta por pubescência alaranjada mesclada de branco; duas faixas divergentes de pubescência castanha, iniciadas nos lados da base e prolongadas até adiante do meio. Partes laterais do pronoto com pubescência branca prolongada pelas partes laterais da base ao ápice, onde é mais concentrada. Superfície pronotal com inúmeras rugas irregulares de organização mais ou menos transversal.

Élitros com pubescência esbranquiçada em pequena área basal; esta pubescência prolongada até quase o meio por faixa estreita; região entre as faixas, mais acastanhada e pontuada; restante da superfície elitral com pubescência amarelada. Metade apical dos élitros com setas curtas (40X) e brancas.

Proepisternos, mesepisternos e metepisternos revestidos por pubescência amarelo-alaranjada e o restante da superfície ventral com pubescência esbranquiçada, esparsamente entremeada por pubescência amarelada.

Profêmures cobertos por pubescência esbranquiçada com alguma pubescência alaranjada entremeada. Meso- e metafêmures, meso- e metatíbias, com tegumento castanho-avermelhado e pubescência acastanhada.

Dimensões em mm: Comprimento total, 9,1; comprimento do protórax, 2,0; maior largura do protórax, 2,4; comprimento dos élitros, 6,2; largura umeral, 3,1.

Material-tipo: Holótipo macho, Caxias (Campus, UEMA, Morro do Alecrim), 25-30.XII.2008, F. Limeira-de-Oliveira col., luz branca ( MZSP) .

Discussão: Trestonia rugosicollis sp. nov. assemelha-se a T. bilineata Martins et al., 2008 pelo padrão de colorido dos élitros; difere pelo escapo, antenômeros III e IV com tegumento acastanhado; pelo pronoto com muitas rugas mais ou menos transversais; pela região central do pronoto com pubescência alaranjada mesclada de branco, disposta em “V”; pela pubescência apical dos élitros alaranjada entremeada por branco. Em T. bilineata o tegumento do escapo e dos antenômeros III e IV é avermelhado; as rugas dos pronoto são inconspícuas, a área central do pronoto não tem faixa em “V” e a pubescência apical dos élitros é alaranjada sobre o tegumento avermelhado.

MZSP

Sao Paulo, Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Trestonia

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF