Periboeum spinosum, Galileo & Martins, 2010

Galileo, Maria Helena M. & Martins, Ubirajara R., 2010, Novos Táxons De Cerambycinae (Coleoptera, Cerambycidae) Da América Do Sul, Papéis Avulsos de Zoologia 50 (24), pp. 385-390 : 385-390

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492010002400001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.4900990

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/491A7311-3C21-FFFE-FF43-7F34599EA101

treatment provided by

Carolina

scientific name

Periboeum spinosum
status

sp. nov.

Periboeum spinosum View in CoL sp. nov.

( Fig. 1 View FIGURAS 1‑6 )

Etimologia: Latim, spinosus = espinho; alusivo aos flagelômeros basais biespinhosos.

Fêmea: Colorido geral vermelho-alaranjado. Fronte e vértice finamente pontuados. Lobos oculares superiores mais distantes entre si que o dobro da largura de um lobo, com cinco fileiras de omatídios. Antenas atingem o ápice dos élitros na extremidade do antenômero VIII. Franja de pelos dos flagelômeros basais mais longa que a largura dos artículos. Escapo gradualmente engrossado para o ápice, com pontuação esparsa e longos pelos eretos. Antenômero III sulcado e carenado, com espinho longo interno e curto externo. Antenômeros IV a VI com espinhos internos relativamente longos e os externos muito curtos.

Lados do protórax, no nível do meio, com espinho agudo. Pronoto com rugas pouco evidentes, densa e finamente pontuado, menos numa faixa central longitudinal da constrição basal ao ápice; sem pubescência e sem tubérculos; com pelos longos, eretos, esparsos. Partes laterais do protórax e prosterno lisas e brilhantes. Escutelo revestido por pubescência branca, densa. Mesepisternos, metade posterior dos metepisternos e extremos laterais do metasterno com pubescência branca.

Élitros com pontuação fina e densa, gradativamente mais esparsa para o ápice; pelos eretos esparsos. Extremidades cortadas em curva com espinho externo.

Pernas com pelos longos e esparsos. Fêmures pedunculados e clavados.

Dimensões em mm: Comprimento total, 11,1; comprimento do protórax, 1,9; maior largura do protórax, 2,6; comprimento do élitro, 7,7; largura umeral, 2,8.

Material-tipo: Holótipo fêmea, BOLÍVIA, Santa Cruz: Buena Vista ( El Cairo , 5 km W), 22-24. XI.2003, J. Wappes, Morris & Nearns col. ( MNKM) .

Discussão: Dentre as espécies unicolores do gênero Periboeum Thomson, 1864 , com rugas no pronoto, espinho externo nas extremidades elitrais e fêmures e tíbias unicolores, Periboeum spinosum sp. nov. assemelha-se a P. vicinum (Perroud, 1885) e P. piliferum (Erichson, 1847) . Difere de ambas pelos flagelômeros III-VI com dois espinhos; de P. vicinum , conhecida da Colômbia e Panamá, difere pela ausência de tubérculos no pronoto e pela pontuação densa nos lados do meio. Em P. vicinum o pronoto tem cinco tubérculos e a pontuação é muito esparsa.

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Periboeum

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF