Pyrpotyra pytinga, Santos-Silva & Martins & Clarke, 2010

Santos-Silva, Antonio, Martins, Ubirajara R. & Clarke, Robin O. S., 2010, Contribuição Para O Estudo Dos Rhinotragini (Coleoptera, Cerambycidae). Ii. Revisão De Ommata White, Papéis Avulsos de Zoologia 50 (39), pp. 595-621 : 617-619

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492010003900001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.12685467

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/6619DB53-FFE3-FFA4-4B37-7E6344CAA901

treatment provided by

Felipe

scientific name

Pyrpotyra pytinga
status

sp. nov.

Pyrpotyra pytinga View in CoL sp. nov.

( Fig. 22 View FIGURAS 19‑23 )

Etimologia: Tupi, py: pé; tinga: branco. Alusivo a cor dos metatarsos.

Diagnose: Pyrpotyra pytinga sp. nov. ( Fig. 22 View FIGURAS 19‑23 ) assemelha-se a P. albitarsis ( Fig. 23 View FIGURAS 19‑23 ), mas difere: antenômero XI inteiramente escuro; protórax proporcionalmente mais longo; região ao longo da sutura elitral com pubescência abundante. Em P. albitarsis o antenômero XI possui a área basal parcialmente branco-amarelada, o protórax é proporcionalmente mais curto e a região ao longo da sutura elitral apresenta pubescência mais esparsa.

Fêmea ( Fig. 22 View FIGURAS 19‑23 ): Tegumento castanho, moderadamente escuro. Face dorsal da cabeça, castanho-escura no rostro e entre os lobos oculares inferiores e a base dos tubérculos anteníferos e castanho-avermelhada no restante; face ventral castanho-avermelhada em direção ao protórax e enegrecida em direção ao mento; escapo, pedicelo e antenômeros III-IV ou III-V enegrecidos; antenômeros V-VIII ou VI-VIII castanho-escuros; antenômeros IX-X branco-amarelados; antenômero XI castanho-escuro; protórax alaranjado, exceto na borda anterior do pronoto e no terço ventral mais próximo da cabeça, que são acastanhados (principalmente na face ventral); élitros azul-escuros metálicos, com reflexos violáceos (metade apical com áreas mais acastanhadas), exceto uma macha branco-amarelada, subtriangular, localizada na base a cada lado do escutelo e que não atinge o úmero; pedúnculo dos fêmures branco-amarelados; metatarsômeros branco-amarelados, exceto o ápice do metatarsômero V e as garras, que são acastanhadas.

Rostro e área entre os lobos oculares inferiores com pubescência branco-acinzentada, mais abundante na orla dos olhos. Distância entre os lobos oculares inferiores de 0,6 a 0,7 vezes a largura de um lobo; distância entre os lobos oculares superiores de 2,4 a 2,7 vezes a largura de um lobo. Antenas tão longas quanto o dobro do comprimento elitral; comprimento do antenômero VIII subigual ao IX. Pronoto com pontos grossos e dispersos e pelos longos e dispersos, mais nítidos nas laterais; base com pubescência branco-acinzentada, pouco evidente. Élitros com faixa sutural de pubescência branco-acinzentada, mais nítida em vista oblíqua; quarto apical convexo. Face ventral com pubescência branco-acinzentada, muito curta, exceto na área acastanhada do protórax e na cabeça.

Dimensões em mm (♀): Comprimento total, 7,1-7,6; comprimento do protórax, 1,6-1,8; largura anterior do protórax, 1,0-1,1; largura posterior do protórax, 1,1-1,2; largura umeral, 1,3-1,5; comprimento elitral, 4,8-5,3.

Material-tipo: Holótipo ♀, BRASIL, Pará: Serra Norte (“Est. Manganês”), 12. VI .1983, W. França col. ( MPEG) . Parátipo ♀, mesmos dados do holótipo ( MZUSP) .

V

Royal British Columbia Museum - Herbarium

VI

Mykotektet, National Veterinary Institute

MPEG

Museu Paraense Emilio Goeldi

MZUSP

Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Pyrpotyra

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF