Compsibidion maculatum, Galileo & Limeira-De-Oliveira, 2011

Galileo, Birajara Artins Maria Helena M. & Limeira-De-Oliveira, Francisco, 2011, Cerambycidae (Coleoptera) Do Estado Do Maranhão, Brasil., Papéis Avulsos de Zoologia 51 (18), pp. 275-293 : 275-293

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492011001800001

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/C7510532-1D0D-FFB6-FF68-2A23FB73F9C0

treatment provided by

Felipe

scientific name

Compsibidion maculatum
status

sp. nov.

39. Compsibidion maculatum View in CoL sp. nov. ( Fig. 7 View FIGURAS 7‑12 )

Etimologia: do latim, maculatum = manchado, pintado; alusivo ao padrão de colorido dos élitros.

Colorido geral avermelhado. Fronte e vértice microesculturados. Lobos oculares superiores com quatro fileiras de omatídios, tão distantes si quanto duas vezes e meia a largura de um lobo. Antenas alcançam a ponta dos élitros aproximadamente no meio do antenômero VIII. Escapo piriforme com sulco basal moderadamente profundo. Antenômero III mais longo do que o IV, sem carenas; IV mais curto que o V.

Protórax mais longo que largo. Pronoto com quatro tubérculos; os látero-anteriores mais pronunciados, localizados um pouco adiante do meio; adelgaçamento basal revestido por pubescência serícea, esbranquiçada. Partes laterais do protórax brilhantes. Prosterno rugoso na metade anterior; da base até o meio, com duas faixas laterais de pubescência serícea.

Cada élitro com duas áreas branco-amareladas: uma mais arredondada no meio da metade anterior, aproximada da sutura e da margem; outra, uma faixa ligeiramente oblíqua no meio. Pontos ásperos ao longo da sutura. Extremidades com espinho externo curto.

Fêmures com pubescência esparsa. Metatíbias não carenadas.

Face ventral com pubescência serícea nos mesepisternos, metepisternos e lados do metasterno.

Dimensões em mm: Comprimento total, 9,0; comprimento do protórax, 2,2; maior largura do protórax, 1,4; comprimento do élitro, 5,8; largura umeral, 1,8.

Material-tipo: Holótipo fêmea, Carolina (Cachoeira Pedra Caída), 18-19.X.2009, F. Limeira-de-Oliveira, R. O. Souza & P.A.M. Moraes col. Armadilha luminosa ( MZUSP).

Discussão: Compsibidion maculatum sp. nov. tem padrão de desenho elitral semelhante ao de Compsibidion ilium (Thomson, 1864) e C. quadrisignatum (Thomson, 1865) . Difere de ambas pela pubescência serícea restrita ao adelgaçamento basal do pronoto. Nessas duas espécies, a pubescência serícea é mais abundante e ocupa também a metade anterior.

A pubescência restrita à base do pronoto é habitual nas espécies de Minibidion Martins, 1968 , gênero de Ibidionina, que apresenta o antenômero III subigual em comprimento ao IV e escapo subcilíndrico, sem sulco basal. Em Compsibidion maculatum o antenômero III é mais longo do IV, o escapo é subpiriforme e apresenta sulco no lado dorsal da base.

V

Royal British Columbia Museum - Herbarium

R

Departamento de Geologia, Universidad de Chile

MZUSP

Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Compsibidion

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF