Cometes hovorei Santos-Silva, 2007
publication ID |
https://doi.org/ 10.1590/s0031-10492007000500001 |
DOI |
https://doi.org/10.5281/zenodo.10238697 |
persistent identifier |
https://treatment.plazi.org/id/D562803D-F201-384F-0BD1-FD9CFBFF673D |
treatment provided by |
Carolina |
scientific name |
Cometes hovorei Santos-Silva |
status |
sp. nov. |
Cometes hovorei Santos-Silva View in CoL , sp. nov.
( Figs. 15 View FIGURAS 13-18 , 22 View FIGURAS 19-24 , 29 View FIGURAS 25-35 )
Etimologia: Homenagem do segundo autor a Frank T. Hovore, que contribuiu de forma notável para o conhecimento dos Cerambycidae americanos e deixa saudades entre os muitos amigos que colecionou ao longo da vida.
Macho ( Fig. 15 View FIGURAS 13-18 ): Face dorsal da cabeça subplana, verdemetálica com reflexos azulados; pontuação puntiforme, grossa e esparsa entre os olhos, mais fina e cerrada em direção ao occipício e alongada e anastomosada entre os tubérculos anteníferos; raros pêlos longos, flavos, próximo aos olhos e tubérculos anteníferos. Face ventral da cabeça castanha ou azul-escura. Área hipostomal lisa, brilhante e com alguns pêlos longos. Espaço interocular dorsal aproximadamente igual ao triplo da largura de um logo. Último segmento dos palpos maxilares subovalado, mais grosso do que os demais e com o ápice truncado. Antenas castanhoescuras ou azuladas; comprimento igual a aproximadamente o dobro do comprimento do corpo. Escapo ( Fig. 29 View FIGURAS 25-35 ) sinuoso na face externa e subigual em comprimento ao antenômero III; pontuação grossa e rasa no terço basal, subliso em direção ao ápice; pilosidade curta e decumbente. Antenômeros III-XI finos.
Protórax mais longo do que largo (desprezandose os tubérculos laterais); tubérculos laterais arredondados. Pronoto ( Fig. 22 View FIGURAS 19-24 ) verde-escuro ou azul-escuro; margens anterior e posterior finamente estriadas transversalmente; pontuação grossa, mais concentrada entre as calosidades anteriores; disco com quatro calosidades (a quinta calosidade, central, é apenas indicada); pilosidade flava, longa e muito dispersa no disco e mais abundante junto aos ângulos anteriores e posteriores. Prosterno avermelhado na região anterior e castanho-escuro com reflexos azulados no restante; pilosidade longa e dispersa, restrita às áreas laterais. Processo prosternal não atinge a borda posterior das procoxas; ápice aguçado. Metasterno castanho-escuro com reflexos azulados; pontuação grossa e bem-marcada nas laterais (principalmente junto às mesocoxas), mais fina em direção ao centro do disco, que é liso; pilosidade esbranquiçada, com o mesmo padrão de distribuição da pontuação (área central do disco glabra). Élitros verde-escuros, brilhantes, com reflexos azulados e com uma mancha transversal alaranjada, localizada na base, que atinge a sutura, mas não atinge as epipleuras; pontuação grossa e abundante; pilosidade flava, curta e esparsa; ápice elitral estreitamente arredondado; cada élitro com duas carenas pouco elevadas: a primeira, mais interna, inicia na base e termina no terço basal; a segunda, inicia na base e termina aproximadamente no meio do élitro. Urosternitos castanho-escuros com reflexos azulados; pontuação esparsa, mais concentrada nas laterais; pilosidade esbranquiçada, relativamente abundante. Pernas castanho-escuras (às vezes, com reflexos esverdeados) ou azul-escuras; fêmures (principalmente os posteriores) longos e cilíndricos e seus ápices com lobos arredondados.
Dimensões em mm (♂): Comprimento total, 10,6-10,8; comprimento do protórax no centro, 1,5; largura do protórax entre os ápices dos tubérculos laterais, 1,6; largura do protórax na frente, 1,2-1,3; largura do protórax atrás, 1,3-1,4; largura umeral, 1,9-2,0; comprimento dos élitros 7,0-7,4.
Material-tipo: Holótipo ♂, PERU, Junín: Satipo , IX.1942, [sem nome do coletor] ( MNRJ). Parátipo: mesma localidade do holótipo, ♂, X.1940, A. Maller col. ( MZSP) .
Discussão: Assemelha-se a Cometes flavoviridis (Villiers, 1958) , pelo desenho elitral. Diferencia-se: corpo mais esguio; mancha alaranjada dos élitros mais estreita; antenômeros III-XI mais esguios. Cometes flavoviridis ( Fig. 16 View FIGURAS 13-18 ) é mais volumosa, a mancha alaranjada dos élitros é mais extensa e os antenômeros III-XI são mais grossos. Difere de C. laetificus Bates, 1870 , principalmente, pelo corpo mais alongado ( Fig. 15 View FIGURAS 13-18 ). Cometes laetificus possui o corpo mais curto e robusto ( Fig. 18 View FIGURAS 13-18 ). Ver discussão sobre C. rileyi sp. nov.
No known copyright restrictions apply. See Agosti, D., Egloff, W., 2009. Taxonomic information exchange and copyright: the Plazi approach. BMC Research Notes 2009, 2:53 for further explanation.