Edessa castaneolineata, Ely e Silva & Fernandes & Grazia, 2006

Ely e Silva, Eduardo J., Fernandes, José A. M. & Grazia, Jocélia, 2006, Caracterização do grupo Edessa rufomarginata e descrição de sete novas espécies (Heteroptera, Pentatomidae, Edessinae), Iheringia, Série Zoologia 96 (3), pp. 345-362 : 353-354

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0073-47212006000300012

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/03E687C2-4A2B-FF8E-FEB0-62A3FF720308

treatment provided by

Valdenar

scientific name

Edessa castaneolineata
status

sp. nov.

Edessa castaneolineata sp. nov.

( Figs. 10 View Figs , 22 View Figs , 36, 37 View Figs , 48 View Figs )

Etimologia. Epíteto alusivo à coloração do conexivo.

Descrição. Comprimento 13,4-15,0; largura 7,7-8,8, corpo ovalado ( Fig. 10 View Figs ). Coloração castanha, com os bordos ântero-laterais do pronoto branco-amarelados, margem costal do cório branco-amarelada com pontuações castanhas e conexivo branco-amarelado, com uma linha longitudinal formada por pontos de coloração castanha e com pontuação fina e clara no resto do conexivo. Jugas pontuadas com pequenos sulcos transversais, arredondadas e curvadas ventralmente no ápice. Tubérculos anteníferos com dente vestigial. Antenômeros em ordem crescente de comprimento. Rostro atingindo a primeira bifurcação do processo do metasterno, com o primeiro segmento de mesmo comprimento que as búculas, o segundo maior do que o terceiro e este maior que o quarto. Búculas paralelas, inclinadas e largas. Pronoto com pontuação castanha e densa; cicatrizes subcalosas não-pontuadas. Ângulos umerais não-desenvolvidos. Ângulos ântero-laterais com um pequeno dente. Margem ântero-lateral reta, íntegra, levementeemarginada e não-estriada. Superfícieventral do pronoto com pontuação castanho-escura. Escutelo com pontuação castanho-escura densa. Cório com veias de coloração uniforme e com pontuação fina e densa. Membrana do hemiélitro brilhante, castanho-escura a negra. Mesosterno com pontuação castanha e carena mediana. Processo metasternal sem pontuação, mais longo quelargo ecom pilosidade nos bordos. Bifurcação anterior do processo metasternal pouco divergente, com os ápices evanescentes atingindo o terço posterior do mesosterno e acomodando o quarto segmento do rostro. Área evaporatória sem pontuação, rugosa, fosca e com a mesma cor da face ventral; peritrema ostiolar atingindo 2/3 da largura da metapleura. Abdome com os ângulos póstero-laterais do conexivo e posteriores do sétimo segmento não-desenvolvidos e agudos. Face dorsal do abdome castanho-escura; face ventral com pontuação castanho-escura. Tricobótrios: um externo e outro na linha dos espiráculos.

Genitália do macho ( Fig. 22 View Figs ). Pigóforo retangular em vista dorsal, com abertura dorso-posterior e ângulos póstero-laterais arredondados; superfície ventral com pontuações castanho-escuras e estrias no terço posterior. Cabeça do parâmero com duas projeções em “v”: uma dirigida anteriormente, mais larga na base e levemente afilada na extremidade, eoutra posterior, não-alargada na base e arredondada no ápice ( Fig. 36 View Figs ). Face interna da cabeça do parâmero lisa; face externa com textura diferenciadae escura. Processo da taçagenital retangular, comprimidolateralmente e fendido; porçãoexterna maior, alargada e recurvada no ápice; porção interna menor e afilada ( Fig. 37 View Figs ). Décimo segmento com margem posterior não-projetada e sem sulcos cobertos por pêlos; face posterior pilosa, declivente, rugosa e com a área mediana elevada.

Genitália dafêmea ( Fig. 48 View Figs ). Gonocoxitos 8 pilosos, pontuados, em um plano pouco acima das demais placas genitais e com o terço posterior deprimido. Bordo posterior do gonocoxito 8 em arco; bordo sutural com recorte pequeno junto ao ápice. Gonocoxitos 9 pilosos e pontuados, trapezoidais, convexos e com carena mediana. Laterotergitos 8 pontuados, com a projeção curta, subigual a dos laterotergitos 9. Laterotergitos 9 pontuados, levemente estriados, subiguais ao bordo posterior da banda que une dorsalmente os laterotergitos 8. Décimo segmento plano e levemente estriado.

Distribuição: Brasil (Pará, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal).

Material-tipo. Holótipo, BRASIL, Mato Grosso: Chapada dos Guimarães , III.1978, O. Roppa & A. Domingos col. ( MCNZ) . Parátipos ., Pará: Óbidos , IV.1978, A. Domingos col. ( MNRJ) ; ( MNRJ) ;, 2, 05-09.IX.1978, J. Becker col. ( UFRG) ;, Buriti , 08.II.1961, J. & B. Bechyné col. ( MPEG) ;,, Goiás: Corumbá de Goiás, 01-04.II.1962, J. & B. Bechyné col. ( MPEG) ; 3, Distrito Federal: Brasília, 27.III.1964, C. E. & E. S. Ross ( CAS) .

Discussão. Edessa castaneolineata sp. nov. pode ser diferenciada das demais espécies do grupo Edessa rufomarginata , tanto pela coloração do conexivo, que se apresenta branco-amarelado, com uma linha longitudinal formada por pontos castanhos, como pela genitália do macho, que apresenta cabeça do parâmero com duas projeções em “v”, uma dirigida anteriormente, mais larga na base e afilada levemente na extremidade, outra posterior, não-alargada na base e maisarredondada no ápice; processo da taça genital retangular, comprimido lateralmente e fendido; porção externa maior, larga e recurvada no ápice; porção interna menor e afilada; décimo segmento sem sulcos cobertos por pêlos, face posterior pilosa, declivente, rugosa e com a área mediana elevada.

MCNZ

Brazil, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Museu de Ciencias Naturais da Fundacao Zoo-Botanica do Rio Grande do Sul

MNRJ

Brazil, Rio de Janeiro, Sao Cristovao, Universidade do Rio Janeiro, Museu Nacional

UFRG

Brazil, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biologia

MPEG

Brazil, Para, Belem, Museu Paraense Emilio Goeldi

CAS

USA, California, San Francisco, California Academy of Sciences

MCNZ

Porto Alegre, Museu de Ciencias Naturais da Fundacao Zoo-Botanica do Rio Grande do Sul

MNRJ

Museu Nacional/Universidade Federal de Rio de Janeiro

UFRG

Instituto de Biologia

MPEG

Museu Paraense Emilio Goeldi

CAS

California Academy of Sciences

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hemiptera

Family

Pentatomidae

Genus

Edessa

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF