Eciton (Acamatus) spatulatum, Borgmeier, T., 1939

Borgmeier, T., 1939, Nova contribuição para o conhecimento das formigas neotropicais (Hym. Formicidae)., Revista de Entomologia, São Paulo 10, pp. 403-428 : 417-418

publication ID

6484

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.6287297

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/15E5B9D5-9D7A-51EC-7B4C-8A990700EE8D

treatment provided by

Christiana

scientific name

Eciton (Acamatus) spatulatum
status

n. sp.

Eciton (Acamatus) spatulatum   HNS , n. sp. (Fig. 2)

Macho. - Comprimento 11 mm. Fronte tão alta como larga, preta, bordo anterior vermelho, com puncturas muito grossas, mate (ou submate). Carenas frontaes ligeiramente convergentes para traz, aguçadas, curvadas para os lados mais ou menos no meio da fronte, e formando uma gibosidade acima das foveas antennaes; inferiormente também recurvadas, mas não attingindo a margem anterior do clypeo, que é recto. Olhos grandes, occupando quasi inteiramente os lados da cabeça, fortemente convexos. Ocellos grandes, os lateraes muito approximados do ocello anterior e afastados da margem ocular por uma distancia aproximadamente igual ao seu diâ- metro. Escapo engrossado para o ápice, attingindo o centro do ocello anterior, pardo-avermelhado; funiculo vermelho. Mandíbulas fortemente curvadas no primeiro terço, dilatadas no terço distal mas attenuadas no ápice; brilhantes, pontuadas; metade basal preta, extremidade apical pardb-vermelha. Mesonoto não ultrapassando o pronoto, com sulco mediano distincta até o meio do dorso. Escutello com uma impressão muito fraca. Peciolo duas vezes mais largo que comprido; visto de cima, anteriormente ligeiramente concavo, bordos lateraes um pouco divergentes para traz; ângulos posteriores um pouco protrahidos e arredondados. Postpeciolo um pouco mais comprido do que o 2.° tergito do gaster. Placa subgenital com um dente obtuso no meio da incisão. Asas:enfumacadas, asa anterior 9 mm; o nervus recurrens alcança a segunda cellula cubital antes do meio.

Coloração preta, ápice das mandíbulas, bordo anterior da cabeça, face ventral do corpo e as patas de coloração pardo-avermelhada; funiculo vermelho. Gaster com anneis vermelhos separando os segmentos.

Fronte, dorso do thorax e escutello com puncturas muito grossas e densamente agrupadas, quasi mates; pleuras também fortemente pontuadas, ligeiramente brilhantes. Escapo quasi mate, gaster brilhante.

Ha pêlos compridos no vértice, no clypeo e nas mandíbu- las, menos compridos na fronte. Thorax com pubescencia adjacente densamente agrupada, curta. Peciolo e gaster com pubescencia mais comprida; patas com pubescencia obliqua.

Typos 7 machos de Costa Rica, Hamburgfarm, F. Nevermann leg. 25.XI.1935, áluz (Reichensperger No. 13, 200).

A espécie é proxima de harrisi Haldeman, 1852, mas as mandíbulas são differentes; essas parecem ser semelhantes ás de diabolus For   HNS . 1912.

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hymenoptera

Family

Formicidae

Genus

Eciton

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF