Eciton (Acamatus) marginatum, Borgmeier, T., 1939

Borgmeier, T., 1939, Nova contribuição para o conhecimento das formigas neotropicais (Hym. Formicidae)., Revista de Entomologia, São Paulo 10, pp. 403-428 : 414-415

publication ID

6484

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.6287279

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/1F05F98B-7460-DDBF-6831-7E1BF7DCDE8E

treatment provided by

Christiana

scientific name

Eciton (Acamatus) marginatum
status

n. sp.

Eciton (Acamatus) marginatum   HNS , n. sp.

Operário. - Comprimento total 1.8-3.3 mm. Cabeça mais comprida que larga, posteriormente um pouco estreitada, bordo posterior concavo, lados convexos, ângulos occipitaes protrahidos mas estreitamente arredondados ( não dentiformes). Olhos pequenos (uma mancha esbranquiçada), situados mais ou menos no meio dos lados da cabeça. Laminas frontaes curtas, parallelas. Escapo curto, alcançando mais ou menos o meio da fronte. Clypeo recto anteriormente. Mandíbulas finamente estrioladas, sem dentes na margem interna. Pronoto anteriormente com carena transversal; promesonoto visto de perfil pouco convexo. Sutura mesoepinotal profunda e larga, crenulada. Epinoto um pouco mais baixo do que o mesonoto; face basal lisa, brilhante, vista de perfil ligeiramente convexa; vista de cima trapeziforme, anteriormente mais larga do que posteriormente, nos lados marginada por uma fina -carena; face declive também marginada, de cada lado com uma pequena fovea em que se alojam os ângulos anteriores -do peciolo. Peciolo anteriormente na face ventral com um! dente obtuso triangular; mais comprido que largo, anteriormente tão largo como posteriormente, em cima convexo. Postpeciolo anteriormente menos largo que o peciolo, posteriormente um pouco mais largo, aproximadamente tão comprido como largo, arredondado em todos os lados.

Coloração amarello-avermelhada, patas mais claras. Fortemente brilhante, somente parte posterior das mesopleuras e as epipleuras reticulado-pontuadas; também face lateral do peciolo ligeiramente reticulada. Mandíbulas finamente estriadas. Corpo e appendices com pêlos esparsos, erectos, moderadamente compridos, amarellos.

Typos numerosos operários de Hamburgfarm, Costa Rica, F. Nevermann leg. 30.VIII.1936, na cozinha (Reichensperger N.° 163, 168).

A espécie é affim de hetschkoi Mayr   HNS , mas differe pela formação do epinoto e do peciolo; o tegumento é também mais liso. A carena marginal do epinoto é muito caracterís- tica, e deixa facilmente reconhecer a espécie, principalmente quando se observa o epinoto com vista dorsal (nos operários maiores).

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hymenoptera

Family

Formicidae

Genus

Eciton

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF