Carineta fasciculata (Germar, 1821)

Martinelli, N. M. & Zucchi, R. A., 1997, REGISTROS DE Carineta fasciculata (HEMIPTERA, TIBICINIDAE) EM CAFEZAIS DE TRÊS ESTADOS BRASILEIROS, Proceedings of Resumos do 16 ° Congresso Brasileiro de Entomologia : -

publication ID

https://doi.org/ 10.5281/zenodo.10477781

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.10479581

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/6D061C38-4141-0F2E-F6AA-F8AB05A2F9BD

treatment provided by

Tatiana

scientific name

Carineta fasciculata
status

 

Carineta fasciculata View in CoL

caracteriza- se por apresentar a cabeça manchada de preto na região do vértice, pronoto com duas pequenas manchas pretas centrais e duas laterais, e uma mancha preta circular lateral; mesonoto com mancha preta central com aspecto de W, duas faixas pretas estreitas na margem lateral e cinco manchas pequenas pretas acima da elevação cruciforme. O corpo de coloração geral ocre, coberto de pêlos curtos e amarelos e porte pequeno em relação às demais espécies de cigarras associadas ao cafeeiro (comp. do corpo: 21 - 22 mm, fêmea e 19- 22 mm, macho; envergadura: 55 mm).

Nos primeiros relatos de ocorrência de cigarras em cafeeiros esta espécie era citada infestando esta cultura em várias regiões. Nos levantamentos realizados em vários municípios do Estado de São Paulo e de Minas Gerais alguns exemplares foram coletado s apenas em Laranjal Paulista, SP, em 1984. Entretanto, mais recentemente, recebemos exemplares de cigarras coletados em cafezais de três localidades diferentes. A identificação foi baseada em caracteres morfológicos externos e genitália masculina.

Constatou- se a ocorrência de C. fasciculata em Caratinga, MG (Teixeira, R.A.F., col. I. 1994) , Taguaí, SP (Bergamo, J. R., col. XI. 1990) e Carlópolis, PR (Moreira, A., col. XI. 1991) .

Trata-se da primeira referência de C. fasciculata em cafezais de Minas Gerais e Paraná. Para o Estado de São Paulo, Taguaí, trata-se de novo registro. Anteriormente, esta espécie era assinalada, além do Estado de São Paulo, em Paraíba e Rio de Janeiro (não em cafezais). Além do Brasil, esta espécie ocorre na Argentina, Bolívia e Paraguai. Portanto, estes novos registros evidenciam que os estudos de levantamento, bem como a distribuição geográfica, ainda são incipientes para as cigarras no Brasil.

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hemiptera

Family

Cicadidae

Genus

Carineta

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF