Ectatomma (s. str.) planidens, Borgmeier, T., 1939

Borgmeier, T., 1939, Nova contribuição para o conhecimento das formigas neotropicais (Hym. Formicidae)., Revista de Entomologia, São Paulo 10, pp. 403-428 : 418-419

publication ID

6484

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.6287305

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/F0862B3F-4C61-4649-F934-6958F316287B

treatment provided by

Christiana

scientific name

Ectatomma (s. str.) planidens
status

n. sp.

Ectatomma (s. str.) planidens View in CoL   HNS , n. sp.

Operário. - Comprimento 6 mm. Cabeça (sem as mandíbulas) um pouco mais comprida que larga, anteriormente um pouco estreitada, ângulos posteriores arredondados, bordo posterior quasi recto (um pouco concavo); ângu- los occipitaes assignalados por uma carena. No meio da fronte ha uma carena longitudinal que se apaga no vértice. Olhos fortemente convexos, situados acima do meio dos lados da cabeça. O escapo ultrapassa o bordo posterior por 1/4 do seu comprimento; 1.° articulo funicular aproximadamente tão comprido como o segundo; os demais artículos aos poucos dilatados para o ápice; articulo apical tão comprido como os dois precedentes addicionados. Clypeo protrahido em forma de triangulo. Mandíbulas grandes, bordo interno recto, com alguns denticulos irregulares.

Pronoto com 3 dentes obtusos: 1 de cada lado posteriormente, e 1 anteriormente no meio; o dente mediano é muitoaplanado e muito obtuso, lobiforme, seu ápice visto de cima é semicircular. Sutura premesonotal presente, mas indistincta. Constricção mesoepinotal profunda. Face basal do epinoto,. vista de perfil, ligeiramente convexa, muito mais comprida do que a face declive; dentes epinotaes curtos. Peciolo com a face anterior vertical; a face superior e posterior formam uma linha convexa, quando vistas de perfil; face ventral com um grande dente triangular. Gaster muito constricto a traz do postpeciolo.

Coloração vermelho-parda, patas mais claras. Cabeça e thorax mates, o resto (incluindo as antennas e patas) ligeiramente brilhante. Todo o corpo apresenta estrias e sulcos densamente agrupados. Cabeça com estrias longitudinaes, as quaes são ligadas por curvas convexas nos ângulos posteriores. Promesonoto com estrias concêntricas, somente o dente mediano com estrias longitudinaes. Epinoto com estrias transversaes, anteriormente com estrias semicirculares. Peciolo anterior e posteriormente com estrias transversaes que se unem-, nos lados. Postpeciolo com estrias semicirculares (os semicirculos abertos para traz); o segundo segmento do gaster apresenta estrias longitudinaes. Mandíbulas finamente estrioladas. Cabeça com alguns tubérculos pequenos, piliferos, novertice.

Pêlos compridos, muito esparsos, na cabeça, no escapo, no thorax e no gaster, misturados sempre com pêlos mais curtos. Patas com pêlos escassos, obliquos.

Typos 12 operários de Pindamonhangaba (localidade do typo), Estado S. Paulo, Borgmeier leg. V.1930, no chão: Um operário de Campinas, Goyaz, Schwarzmaier leg. 111.1933.

Uma espécie muito característica, facilmente reconhecivel pelo dente lobiforme e achatado no meio do pronoto. Semelhante dente se encontra em opaciventre Rog   HNS ., mas a espécie nova é muito menor e apresenta 2 dentes epinotaes (ausentes, em opaciventre   HNS ).

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hymenoptera

Family

Formicidae

Genus

Ectatomma

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF