Leptocysta tertia, Monte, 1946

Monte, Oscar, 1946, REVISÃO DO GÊNERO “ LEPTOCYSTA ” STAL (Hemiptera, Tingidae), Revista Brasileira de Biologia 6 (3), pp. 325-331 : 330-331

publication ID

https://doi.org/ 10.5281/zenodo.3417134

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.4426962

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/F57487A5-FF98-FF80-FE21-FE3660E0E991

treatment provided by

Plazi

scientific name

Leptocysta tertia
status

sp. nov.

Leptocysta tertia n sp.

( Figs. 5-6 View Leptocysta )

Cabeça escura com cinco espinhos curtos e amarelados, todos mais ou menos do mesmo tamanho e dirigidos para frente. Búcula alta e castanha. Rostro castanho claro. Abertura rostral muito estreita, alta e formada de largas aréolas. Antenas castanhas, o último segmento com a metade apical, escura; o primeiro segmento o dobro do segundo, o terceiro um pouco mais de duas vezes e meia o comprimento do quarto.

Pronoto pouco elevado, castanho, ligeiramente pontuado, trazendo pêlos dourados. Paranotos largos, altos, dirigidos para cima, sinuosos, quase totalmente manchados de escuro, com espinhos fortes e aguclos em todas as margens.

Vesícula grande, curvada, manchada de escuro, e se alongando muito além da cabeça.

Carena mediana tão alta quanto a vesícula, porém curta e manchada de preto na parte posterior, e uma leve mancha da mesma cor na parte anterior; carenas laterais distintas, uniareoladas e não paralelas.

Élitros largos, estreitados na frente e atrás, e nesta parte levemente levantado, as margens com uma série de espinhos em todo o seu contorno. Área costal bi, tri e quadrisseriada, com duas largas manchas escuras, uma na metade anterior e a outra na parte apical; subcostal bisseriada; discoidal excavada, escura, manchada de aréolas esbranquiçadas.

Comprimento 3.47 mm.; largura 2.26 mm.

Holótipo ( macho ), de Puerto Tirol , Argentina, colhido pelo Dr. Pedro Denier, em 10 de abril de 1936 .

Planta hospedeira — Desconhecida.

Tipo — Col. Monte, de Puerto Tirol, Argentina.

E esta a terceira espécie do gênero, distinguindo-se de. sexnebulosa , pelo formato dos élitros arredondados, mais estreitados e pela presença de espinhos em todo seu contorno; pela carena mediana e vesícula, mais curtas; pelos paranotos mais estreitados na base. De novatis pela presença de espinhos nos élitros e nos paranotos, pelo formato dos paranotos e élitros, e pela disposição da vesícula e da carena mediana.

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Hemiptera

Family

Tingidae

Genus

Leptocysta

GBIF Dataset (for parent article) Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF